quarta-feira, 14 de março de 2012

Ponte Internacional Barão de Mauá


A ponte sobre o Rio Jaguarão entre Brasil e Uruguai 
foi construída entre 1927 e 1930 e liga 
as cidades de Jaguarão do lado Brasileiro 
e a cidade de Rio Branco do lado Uruguaio 
com seus 340 metros de extensão ate o momento 
é a obra de maior importância construída 
entre os dois países, sendo o primeiro 
monumento binacional tombado, pelo (IPHAE). 
como patrimônio cultural do Mercosul e 
como o governo sabe que por problemas estruturais 
apresenta limitações para o tráfego internacional 
de passageiros e de carga  uma vez que a estrutura
foi projetada para suportar até 30 mil toneladas
e hoje recebe mais de 70 mil toneladas por dia

e apresenta inúmeras infiltrações e rachaduras,
e deterioração da pista, motivo pela qual

 a linha de trem foi totalmente desativada 
 no fim dos anos 70, levando o poder Executivo,
por seu relator o deputado 
Vieira da Cunha,submeter à consideração 
do Congresso Nacional, o texto de um acordo 
celebrado em 26 de fevereiro de 2.007 
em San Juan de Anchorena - Colonia, entre 
o Governo da República Federativa do Brasil e o 
Governo da República Oriental do Uruguai 
para a Construção de uma Segunda Ponte 
Internacional sobre o Rio Jaguarão, 
Unindo as Cidades de Jaguarão e Rio Branco



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